sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

7º Encontro Presencial do Eixo Geometrias:Espaço e Formas

No encontro presencial da semana 07, foi desenvolvida a atividade "Aplicando e analisando atividades de Livros Didáticos".

A sequência de fotos é uma amostra da apresentação dos trabalhos dos alunos neste encontro. Vale ressaltar que tanto os relatos como as atividades tornaram o encontro muito produtivo e divertido.


















Posted by Picasa

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

6º Encontro Presencial do Eixo Geometrias: Espaço e Formas



"Ótica Geométrica experimental"

A Óptica Geométrica ocupa-se de estudar a propagação da luz com base em alguns postulados simples e sem grandes preocupações com sua natureza, se ondulatória ou particular.A óptica geométrica, fundamentalmente, estuda o fenômeno da reflexão luminosa e o fenômeno da refração luminosa. O primeiro fenômeno tem sua máxima expressão no estudo dos espelhos, enquanto que o segundo, tem nas lentes o mesmo papel.
O 6º encontro oportunizou, através de três experimentos, a comprovação destes fenômenos..


 1ºExperimento: Construindo um caleidoscópio sem espelho

































 2ºExperimento: Livro de espelhos planos




















 3ºExperimento: Simetria com espelhos planos






sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

5º Encontro do Eixo Geometrias: Espaço e Formas

Atualmente sabe-se que o jogo tem sido uma ferramenta pedagógica que vem auxiliando no processo de ensino aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento. Sendo assim, o 5º encontro do Eixo Geometrias: Espaço e Formas  explora  o  Tangram, que é um jogo matemático de sete peças geométricas, para  estimular o raciocínio lógico e sugere atividades para explorar diferentes aspectos: teorema de Pitágoras, área, perímetro, ângulos internos, fração e  as formas geométricas.




domingo, 2 de dezembro de 2012

4º Encontro Presencial do Eixo Geometrias: Espaço e Forma

Construir, em origami e com palitos, os sólidos de Platão foi a atividade desenvolvida no 4º encontro. 
Por meio da técnica do origami modular, a qual se baseia na confecção de várias partes iguais ou módulos, que são encaixados para formar cada peça, foi possivel construir o TETRAEDRO e o CUBO.
A atividade oportunizou o aprendizado e a comprovação de alguns conceitos importantes da geometria, e características e relações, nos sólidos de Platão.

Construindo o Tetraedro.















Admirando a obra!



 













Platão concebia o mundo como sendo constituído por quatro elementos básicos: a Terra, o Fogo, o Ar e a Água, e estabelecia uma associação mística entre estes e os sólidos. Na matéria havia porções limitadas por triângulos ou quadrados, formando-se elementos que diferem entre si pela natureza da forma das suas superfícies periféricas. No caso de serem triângulos, formando um tetraedro, associa-se ao Fogo, cuja natureza penetrante está simbolizada na agudeza dos seus vértices.

Tetraedro Regular



 A sequência de fotos  mostra a construção do OCTAEDRO, com palitos, sólido de Platão associado ao Ar .

 
    

   



 




O tempo passou tão rápido, mas tão rápido, que não sobrou tempo para construírmos o CUBO ou HEXAEDRO, então nos valemos de uma imagem do Google.  
O  CUBO é o sólido ao qual  Platão fazia corresponder a Terra. 

  CUBO é o único poliedro regular com faces quadrangulares. Cada vértice une três quadrados. O cubo tem 6 faces, pelo que também se pode chamar de hexaedro (hesa significa seis em grego).